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Saiba tudo sobre Segurança da Informação

A informação é um dos principais ativos de qualquer tipo de empreendimento. Ela deve ser cuidada e valorizada para que as empresas atinjam os seus resultados e consigam tomar decisões estratégicas de forma rápida.

Porém, com o crescente uso das tecnologias para armazenar e gerir os dados de um negócio — e, dessa forma, torná-lo mais competitivo — cresceram também os riscos à integridade dessas informações: invasões de sistemas por vírus, spams ou links maliciosos; funcionários que expõem dados sensíveis; e até mesmo danos provocados por quedas de energia, incêndios e inundações. Só nos EUA, o relatório de Tendências de Segurança Cibernética, feito pela Symantec, e a Organização dos Estados Americanos (OEA), em 2013, computou um prejuízo de US$ 113 bilhões em empresas que tiveram os seus dados expostos ou deletados.

Mas as perdas não são apenas financeiras. Não investir em práticas e ferramentas que garantam a segurança da informação, possibilita que dados sigilosos sejam roubados e que sistemas fiquem fora do ar, paralisando operações e perdendo informações importantes para o funcionamento da empresa.

Você se preocupa em proteger a sua empresa desses riscos? Entenda o que é segurança da informação e conheça algumas medidas importantes para proteger os dados do seu negócio!

O que é?

A segurança da informação é um conjunto de medidas aplicadas para proteger os dados de uma organização para que eles não sejam alterados, apagados, acessados por pessoas não autorizadas, expostos na internet ou vendidos. Estas medidas envolvem aspectos físicos, como a segurança do local onde ficam os terminais e bancos que armazenam dados e sistemas; a infraestrutura tecnológica, que são os equipamentos e programas utilizados para identificar e barrar invasões ou problemas nas redes; e a conscientização organizacional, ou seja, um conjunto de boas práticas para que os próprios colaboradores não divulguem ou alterem as informações da empresa.

Por que é importante?

Traçar uma estratégia voltada à segurança da informação é importante para estabelecer em sua empresa os 3 conceitos ligados à proteção de dados: confidencialidade, integridade e disponibilidade. A confidencialidade refere-se a quem pode acessar as informações, ou seja, quem tem autorização para ver e utilizá-las.

A integridade diz respeito ao armazenamento da informação com todas as suas características originais, tendo atenção com o seu ciclo de vida — criação, manutenção e descarte. Já a disponibilidade, deve garantir que a informação esteja sempre disponível para uso, quando usuários autorizados precisarem. Por meio desses 3 conceitos, devem ser estabelecidos critérios para o melhor armazenamento de dados e sistemas, além de uma estratégia para que as informações não fiquem vulneráveis a acesso de não autorizados, que podem fazer um uso indevido delas.

Quais são os mecanismos de segurança?

Várias medidas podem ser estabelecidas para garantir a segurança da informação do seu negócio. As principais são:

Uso de senhas

É um dos princípios básicos da segurança. Por meio dela, você estabelece quem pode acessar sistemas e quais tipos de informação. Exija sempre variedade por tipo de caracteres, crie regras proibitivas para o compartilhamento de senhas a terceiros e estabeleça a troca de senhas de tempos em tempos.

E-mail e spam

Muitas vezes, o correio eletrônico é a porta de entrada para vírus, links maliciosos e spywares. Instale filtros antispam e utilize ferramentas legais de monitoramento de e-mails corporativos, sempre divulgando essa estratégia aos seus colaboradores.

Antivírus, firewalls e bloqueios de sites

São ferramentas para prevenção de fraudes e ataques de terceiros, evitando a contaminação de computadores e sistemas por malwares e vírus. A utilização de um firewall também é muito importante para bloquear acessos não autorizados aos sistemas.

Cloud computing

Tecnologia utilizada para que dados e sistemas sejam armazenados na nuvem e não em servidores físicos da sua empresa. Os usuários só precisam de uma conexão com a internet para acessá-los. É uma alternativa para a estruturação de uma infraestrutura adequada e segura aos negócios da empresa.

Back-ups

Periodicamente, devem ser feitos back-ups dos dados de todo o sistema da empresa para não perder informações valiosas, caso ocorra alguma invasão, ataque, defeito ou falha técnica. Também é necessário fazer manutenções constantes de equipamentos e aparelhos para garantir a integridade dos dados.

Boas práticas da equipe

Os colaboradores devem conhecer as regras sobre a divulgação de informações da empresa, utilização de hardwares móveis — como pendrives —, acesso de contas pessoais de e-mails e redes sociais, informações sobre formulação de senhas e proibição de seu compartilhamento, além de serem alertados sobre tipos de fraudes recorrentes praticadas na internet e como evitá-las. Uma empresa que investe em segurança da informação garante uma boa gestão, conquista a confiança do consumidor, evita prejuízos e, dessa forma, alcança o sucesso do negócio.

Você ainda não investe em segurança da informação? Comece agora mesmo a colocar essas dicas em prática e depois venha nos contar sobre os resultados!

 

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