Não há como se destacar no mercado de TI sem estar por dentro das tendências em linguagem de programação. Porém, com o surgimento e a consolidação de novas técnicas, o desafio do profissional de TI é ainda maior, já que a cada ano novas linguagens se sobressaem e apresentam seu potencial para os diversos sistemas.
E você, já sabe quais são as linguagens de programação que estão em alta atualmente? Veja abaixo algumas delas, de acordo com a pesquisa feita com mais de dois mil programadores da Code Eval, plataforma de desenvolvedores que pesquisa anualmente as tendências em linguagem de programação.
1 – Python
Campeã pelo terceiro ano consecutivo da pesquisa, a Python é a linguagem de programação número um entre os desenvolvedores. Além de ser de manuseio simplificado e desenvolvimento rápido, a Python é orientada para objetos mas também é multiuso, podendo ser utilizada tanto para a criação de sites quantos aplicativos e ter uma boa interação com os mais diversos bancos de dados. Não é a toa que sites como o Youtube, Yahoo e o próprio Google tenham sido desenvolvidos em Python.
2 – Java
Apesar da tendência de queda apontada pelas pesquisas da Code Eval, a Java, linguagem orientada para objetos, se mantém firme no segundo lugar da pesquisa. O princípio da portabilidade e adaptabilidade aos mais diversos sistemas operacionais explica a popularidade dela entre os desenvolvedores, que ganham também por trabalhar com uma linguagem adaptável aos diversos dispositivos móveis.
3 – C + +
Com ascensão comprovada desde 2011, a C++ é outra que deve fazer parte do portfólio de todo profissional de TI. Enquanto linguagem multi-paradigma e de uso geral, a C++ possui uma grande variedade de códigos, inclusive da linguagem C, e permite ao programador as mais diversas combinações.
Por isso mesmo, merece bastante atenção na hora de ser desenvolvida, evitando possíveis erros lógicos. Programas como o Adobe Photoshop e o próprio Microsoft Windows foram desenvolvidos com esta linguagem. O Mozilla Firefox e o Internet Explorer também foram criados em C++.
4 – Ruby
Ocupando o quarto lugar na lista da Code Eval, a Ruby é uma linguagem open source apontada como prática, simples e flexível (é possível alterar partes dela) pelos desenvolvedores. Caso o desenvolvedor prefira fazer o comando de adição de outra forma além do objeto (+), ele pode usar a palavra “plus” ou mesmo utilizar a classe “numeric”. Totalmente voltada para objetos, a linguagem multiplataforma caminha entre características da Perl, SmallTalk e Python.
5 – JavaScript
Ocupando o quinto lugar do ranking de tendências da Code Eval, a JavaScript teve crescimento de 33% em relação aos anos anteriores e se firma como uma linguagem em ascensão entre os desenvolvedores.
Em qual linguagem você está apostando e por quê? Conte pra gente, quem sabe ela não é tema de um futuro post!
Solicito informações referentes aos cursos, tais como:
Valor
Período
Forma de Pagto.
Inicialmente estou entrando no mercado… Parece tarde por ter 33 ano mas me sinto inspirado e com um fonte dentro de mim para criar algo… Ainda não sei o que… Estou realizando atualmente estudo em java